Blefaroplastia (Cirurgia das Pálpebras)

A blefaroplastia, ou cirurgia das pálpebras, é uma cirurgia realizada para retirar o excesso de pele e bolsas de gordura localizadas ao redor dos olhos. Diminui o aspecto de cansaço e contribui para o rejuvenescimento facial.

 

Indicação da cirurgia das pálpebras

Homens e mulheres com excesso de pele e bolsas de gorduras nas pálpebras superiores e inferiores, que podem acarretar em alterações estéticas.

Além disso, a blefaroplastia também pode ser indicada para determinados tratamentos como, por exemplo, quando a flacidez nas pálpebras passa a prejudicar a visão e obstruir os canais lacrimais. Este último caso pode levar a outros problemas.

Assim, a cirurgia das pálpebras é indicada para as seguintes condições:

  • Excesso de pele e/ou flacidez nas pálpebras;
  • Bolsa de gordura abaixo dos olhos;
  • Ptose palpebral (queda das pálpebras por causas musculares);
  • Pseudoptose palpebral (queda das pálpebras por excesso de pele);
  • Presença de xantelasmas;
  • Face com aspecto de cansaço.

 

Como a cirurgia das pálpebras é feita?

A blefaroplastia é considerada uma cirurgia de pequeno porte, que pode ser feita até mesmo com anestesia local. No entanto, essa decisão deve ser tomada de acordo com a avaliação do médico.

Nela, o cirurgião irá remover o excesso de pele das pálpebras e realizar uma sutura. Não é preciso se preocupar com cicatrizes, pois o médico pensa a incisão já de uma forma que as marcas estejam ocultas pelas linhas do rosto. O procedimento pode ser realizado tanto na pálpebra superior quanto inferior, dependendo das intenções do médico e do paciente.

  • pos-operecupe-2

    Internação

    pos-operecupe-2

    O paciente deve permanecer internado no hospital de 12 a 24 horas.

  • pos-operecupe-2

    Pós-operatório

    pos-operecupe-2

    É possível retornar às atividades habituais em, aproximadamente, 5 dias. Além disso, é preciso utilizar compressa gelada na região dos olhos e óculos escuros durante 14 dias, bem como evitar exposição da cicatriz ao sol durante 6 meses.

  • pos-operecupe-2

    Resultado

    pos-operecupe-2

    O resultado final pode ser observado de 3 a 6 meses após a cirurgia das pálpebras. Para que o efeito dure mais tempo, é importante manter os cuidados indicados pelo cirurgião (conforme o tópico anterior).

Open chat