Lóbulo Bífido - Fuzaro

Lóbulo Bífido

O lóbulo da orelha corresponde à porção mais inferior da orelha, formado apenas por gordura e pele. Por não ter cartilagem, pode facilmente se romper ou rasgar, dando origem a uma situação clínica chamada lóbulo bífido.

 

Indicação

A cirurgia de correção do lóbulo bífido é indicada para pessoas que se incomodam com este problema estético, que pode prejudicar a autoestima e causar insegurança. Embora não represente um problema de saúde, a condição impede a pessoa de usar brincos e outros assessórios considerados importantes no visual.

 

Como a cirurgia de lóbulo bífido é feita?

Conhecida como lobuloplastia, a cirurgia é destinada para correção tanto o lóbulo que foi totalmente rasgado quanto o que está apenas com furo aumentado.

O procedimento é simples e, por ser uma região pequena, pode ser feito sob anestesia local em ambiente ambulatorial. Caso seja necessário, pode ser associada com sedação. Com isso, o cirurgião faz a união das bordas do tecido lesionado, a fim de diminuir o tamanho do orifício ou corrigir a fenda aberta.

A correção do lóbulo bífido é rápida, costuma durar cerca de 30 minutos. O procedimento deixa uma cicatriz correspondente à sutura para unir as duas partes. Nas primeiras semanas, é comum que ela fique avermelhada e com uma textura diferente, mas, em cerca de seis meses, passa a ser quase imperceptível.

  • reparadorasreparadoras-+

    Recuperação

    reparadorasreparadoras-+

    Não há necessidade de internação, portanto o paciente é liberado em uma hora para retornar ao trabalho e pode fazer atividades físicas no dia seguinte.

    A recuperação é tranquila, sem muitas dores ou desconfortos. Entretanto, a região do lóbulo bífido pode apresentar inchaço e manchas arroxeadas. Os curativos devem ser usados por um ou dois dias e os pontos são removidos 10 dias depois da cirurgia.

    Se houver o desejo de usar brincos novamente, o paciente deve esperar seis meses para fazer um novo furo. No entanto, brincos de pressão estão liberados após a retirada dos pontos.

    Além disso, é importante ter cuidado com o peso dos brincos, que criam uma pressão grande no lóbulo. É recomendado retirá-los sempre antes do banho, da prática de atividades físicas e para dormir.