Lipoaspiração é a aspiração de gordura localizada indesejada, delineando a silhueta do corpo. A Lipoescultura pode ser associada ao procedimento. Neste caso, a gordura aspirada é enxertada em áreas com depressões ou nas quais há o desejo de aumento volumétrico. Por exemplo, glúteos ou regiões da face.
Indicação
Homens e mulheres adultos com gordura localizada e busquem redefinir os contornos corporais. É importante deixar claro que nenhuma das cirurgias tem a finalidade de promover emagrecimento e não devem substituir a combinação entre prática de exercícios e boa alimentação.
Para realizar a lipoaspiração e a lipoescultura, o paciente deve cumprir requisitos como:
- Estar dentro de uma faixa de peso saudável ou um pouco acima dela;
- Ter boa elasticidade de pele;
- Praticar exercícios e ter boa alimentação;
- Não ter obtido sucesso na eliminação de gordura localizada por métodos naturais.
O que as cirurgias fazem com a gordura localizada?
Na primeira parte da cirurgia (lipoaspiração), após anestesia, são feitos pequenos buracos na região para a introdução de um líquido estéril que reduz o sangramento e de um tubo fino para soltar a gordura localizada em excesso. Com isso, ela é aspirada por meio de um dispositivo acoplado ao tubo.
Em seguida, a cirurgia segue para a etapa de enxerto. A gordura removida passa por um tratamento (lavagem, decantação e concentração) a fim de eliminar os resíduos do anestésico, o sangue e as células adiposas que possam ter se rompido durante a sucção.
Depois de tratada, a gordura é enxertada no corpo do paciente, com o auxílio de seringas e agulhas finas, nos locais em que deseja mais volume.