Mentoplastia é um procedimento cirúrgico que tem a finalidade de remodelar o queixo, aumentá-lo ou diminui-lo. Trata-se de um procedimento estético ou funcional realizado para equilibrar as proporções entre o mento e a face. Em alguns casos, pode ser feito com outros procedimentos faciais ou ser parte de uma reconstrução facial.
Indicação
A cirurgia é indicada para pacientes que apresentam falta de projeção do queixo (mento), levando a um prejuízo das linhas estéticas faciais. Pode ser associado à rinoplastia.
Como a menoplastia é feita?
No pré-operatório, a face deve ser analisada como um todo, a fim de que o resultado final seja mais harmônico. Além disso, deve ser feita uma avaliação da história médica e odontológica do paciente.
Nesta análise, a face é dividida em três partes e a boca e o queixo ficam no terço inferior. Então, o cirurgião deve comparar as proporções de cada terço a fim de determinar o procedimento mais adequado para restabelecer o equilíbrio.
Na mentoplastia de aumento, é colocado um implante (de silicone ou enxerto de gordura) ou um novo osso no queixo, que pode ser posicionado através de uma incisão na parte inferior do mento ou por dentro da boca.
A duração da cirurgia varia conforme o procedimento que será feito, sendo entre uma e duas horas.