Otoplastia, ou cirurgia das orelhas, é a correção de imperfeições da cartilagem da orelha que visa diminuir o aspecto em abano e adequar o formato à estética facial. Além das orelhas de abano, também pode minimizar deformidades decorrentes de sequelas de traumas, ausência congênita do membro ou orelhas constritas.
Indicação
Por gerar bullying, principalmente na infância, o que pode trazer problemas para o comportamento da criança, a cirurgia de correção da orelha de abano geralmente é recomendada a partir dos 7 anos de idade.
Como a cirurgia das orelhas é feita?
No pré-operatório, é necessário que o paciente passe por uma boa consulta médica de modo que compreenda o problema, a solução proposta, os riscos e benefícios do procedimento. Além disso deve fazer exames, interromper medicações que alterem a coagulação do sangue e fazer jejum de 8 horas antes da cirurgia.
A otoplastia costuma ser realizada com anestesia geral em crianças e local com sedação em adultos. O tempo de duração gira em torno de 1 hora. A cicatriz que se forma é discreta, localizada no sulco entre a orelha e o crânio.
De fato, a cirurgia das orelhas devolve uma aparência natural, trazendo equilíbrio e proporções entre as orelhas e o rosto. Correções de pequenas deformidades podem ter benefícios profundos na aparência e autoestima.