Otoplastia (cirurgia das orelhas) - Fuzaro

Otoplastia (cirurgia das orelhas)

Otoplastia, ou cirurgia das orelhas, é a correção de imperfeições da cartilagem da orelha que visa diminuir o aspecto em abano e adequar o formato à estética facial. Além das orelhas de abano, também pode minimizar deformidades decorrentes de sequelas de traumas, ausência congênita do membro ou orelhas constritas.

 

Indicação

Por gerar bullying, principalmente na infância, o que pode trazer problemas para o comportamento da criança, a cirurgia de correção da orelha de abano geralmente é recomendada a partir dos 7 anos de idade.

 

Como a cirurgia das orelhas é feita?

No pré-operatório, é necessário que o paciente passe por uma boa consulta médica de modo que compreenda o problema, a solução proposta, os riscos e benefícios do procedimento. Além disso deve fazer exames, interromper medicações que alterem a coagulação do sangue e fazer jejum de 8 horas antes da cirurgia.

A otoplastia costuma ser realizada com anestesia geral em crianças e local com sedação em adultos. O tempo de duração gira em torno de 1 hora. A cicatriz que se forma é discreta, localizada no sulco entre a orelha e o crânio.

De fato, a cirurgia das orelhas devolve uma aparência natural, trazendo equilíbrio e proporções entre as orelhas e o rosto. Correções de pequenas deformidades podem ter benefícios profundos na aparência e autoestima.

  • pos-operecupe-2

    Internação

    pos-operecupe-2

    O paciente deve permanecer internado no hospital por cerca de 6 a 8 horas.

  • pos-operecupe-2

    Recuperação

    pos-operecupe-2

    As orientações de pós-operatório devem ser explicadas pelo cirurgião plástico. O curativo costuma ser removido entre 24 a 48 horas após o procedimento, em consultório médico. O paciente pode retornar às suas atividades após cerca de 7 dias e deve utilizar faixa compressiva (tipo tenista) durante 30 dias.

    É normal que haja inchaço e vermelhidão, mas normalmente melhoram ao longo dos dias. Em geral não há dor, mas o médico pode prescrever analgésicos para aliviar possíveis incômodos.

  • pos-operecupe-2

    Resultado

    pos-operecupe-2

    Pode-se observar logo após a cirurgia, mas com edema localizado durante algumas semanas. Já o resultado final, em torno de três meses.

Open chat