Ritidoplastia (cirurgia da face) - Fuzaro

Ritidoplastia (cirurgia da face)

Ritidoplastia, também conhecida como lifting facial, é uma técnica de cirurgia estética que consiste na retirada de excesso de pele e reestruturação da musculatura da face. O procedimento busca corrigir a flacidez e rugas da face e pescoço, que acentuam a aparência envelhecida.

Além disso, a cirurgia pode ser associada à Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras).

 

Indicação

A ritidoplastia é indicada para homens e mulheres, a partir dos 40 anos, com rugas, flacidez ou excesso de pele. Nesta fase da vida, a perda de colágeno e outros fatores podem fazer com que a pele apresente sinais acentuados de envelhecimento.

 

Como a ritidoplastia é feita?

Antes de tudo, o paciente deve ter uma consulta com o cirurgião para tirar dúvidas, saber sobre as possibilidades e riscos do procedimento. Depois, o médico solicitará uma série de exames de rotina, sobretudo cardiológicos e de sangue.

Obtendo a liberação, o paciente precisará seguir orientações rigorosas, que irão colaborar com o sucesso do procedimento e sua recuperação. Entre elas: suspender o uso de medicamentos coagulantes, não fumar, não utilizar cremes faciais e maquiagem na véspera, estar em jejum e não usar produtos para cabelo no dia da cirurgia.

Por ser uma cirurgia plástica complexa, deve ser feita em um hospital com acompanhamento de uma equipe cirúrgica. Pode ser utilizada sedação ou anestesia geral, de acordo com a avaliação médica. A partir disso, o médico cirurgião irá realizar uma incisão no couro cabeludo.

Em seguida, ele irá acessar a estrutura muscular da face, onde fará a restauração e reposicionamento desta, removendo o excesso de pele. O médico realiza a sutura e colocação de bandagem e, então, o procedimento se encerra.

  • pos-operecupe-2

    Internação

    pos-operecupe-2

    O paciente deve permanecer internado no hospital em torno de 12 a 24 horas.

  • pos-operecupe-2

    Recuperação

    pos-operecupe-2

    É possível retornar para as atividades habituais em, aproximadamente, 15 dias. Além disso é recomendado dormir com a cabeceira da cama elevada durante uma semana e fazer drenagem linfática facial por 30 dias.

  • pos-operecupe-2

    Resultado

    pos-operecupe-2

    O resultado final pode ser observado de 3 a 6 meses após a ritidoplastia. Para garantir que seus efeitos sejam duradouros, é importante que o paciente adote um estilo de vida saudável e realize cuidados frequentes com a pele, para evitar os efeitos do envelhecimento.

Open chat