O lóbulo da orelha corresponde à porção mais inferior da orelha, formado apenas por gordura e pele. Por não ter cartilagem, pode facilmente se romper ou rasgar, dando origem a uma situação clínica chamada lóbulo bífido.
Indicação
A cirurgia de correção do lóbulo bífido é indicada para pessoas que se incomodam com este problema estético, que pode prejudicar a autoestima e causar insegurança. Embora não represente um problema de saúde, a condição impede a pessoa de usar brincos e outros assessórios considerados importantes no visual.
Como a cirurgia de lóbulo bífido é feita?
Conhecida como lobuloplastia, a cirurgia é destinada para correção tanto o lóbulo que foi totalmente rasgado quanto o que está apenas com furo aumentado.
O procedimento é simples e, por ser uma região pequena, pode ser feito sob anestesia local em ambiente ambulatorial. Caso seja necessário, pode ser associada com sedação. Com isso, o cirurgião faz a união das bordas do tecido lesionado, a fim de diminuir o tamanho do orifício ou corrigir a fenda aberta.
A correção do lóbulo bífido é rápida, costuma durar cerca de 30 minutos. O procedimento deixa uma cicatriz correspondente à sutura para unir as duas partes. Nas primeiras semanas, é comum que ela fique avermelhada e com uma textura diferente, mas, em cerca de seis meses, passa a ser quase imperceptível.