A cirurgia íntima, ou ninfoplastia, consiste na retirada do excesso de pele dos pequenos lábios vaginais, restaurando o aspecto estético e natural. Pode-se ainda realizar lipoenxertia de grandes lábios, caso estes sejam hipotróficos e não cubram totalmente os pequenos lábios e o introito vaginal.
Indicação
A ninfoplastia é indicada para toda mulher que se sente constrangida com o aspecto estético da região íntima e para aquelas que experimentam sensação desagradável durante a relação sexual. Além disso, a cirurgia íntima também contempla mulheres que sentem atrito e desconforto ao usar roupas justas, pedalar e praticar outros esportes, e àquelas que apresentam fissuras e machucados constantes nos pequenos lábios.
Como a cirurgia íntima é feita?
Os cuidados pré-operatórios influenciam nos resultados do procedimento, garantem boa cicatrização e previnem problemas que possam atrapalhar a recuperação da paciente. Nesse sentido, é importante parar de fumar 15 dias antes, evitar ingerir medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico, informar ao médico a possibilidade de estar grávida, marcar a operação foram do período menstrual e comunicar qualquer problema de saúde.
Na véspera, a paciente deve respeitar o jejum determinado, evitar bebidas alcoólicas e refeições pesadas e fazer higiene local com sabonetes específicos.
A cirurgia íntima pode ser realizada em consultório médico. O procedimento é feito em posição ginecológica, com cuidados de assepsia e antissepsia. Então, o médico marca, com caneta estéril e individual, a área da correção e só então o anestésico local é infiltrado. Em seguida, os pequenos lábios são cortados, retira-se o excesso de pele e as bordas são costuradas.